Jogos de Poder (Disponível para Aluguer)
SINÓPSE:
“Foi o Charlie.” - Mohammed Zia ul-Haq, Presidente do Paquistão, explicando a derrota dos russos no Afeganistão.
Uma bebida forte. Um bocadinho de rímel. Muito descaramento.
Quem disse que eles não conseguiam deitar abaixo o Império Soviético?
"Jogos de Poder" é a extravagante história verídica de como um congressista, que gostava de passar um bom bocado, uma VIP de Houston, que adorava uma boa causa, e um agente da CIA, que adorava uma boa luta, conspiraram para levar a cabo a maior operação secreta na história.
Charlie Wilson (Hanks) era um congressista solteiro do Texas, cuja personalidade amiga da boa vida mascarava uma astuta mente política, um profundo sentido de patriotismo e compaixão pelas vítimas de injustiça. No início dos anos 80, com o avanço da invasão russa, essa vítima era o Afeganistão.
Amiga de longa data de Charlie, sua patrona frequente e, por vezes, amante, Joanne Herring (Roberts), era uma das mais abastadas mulheres do Texas e fervorosa anti-comunista. Convicta que a resposta americana à invasão do Afeganistão era, na melhor das hipóteses, anémica, ela incitou Charlie a oferecer aos Mujahideen - os lendários combatentes pela liberdade naquele país - o que mais ninguém podia garantir: fundos seguros e armas para erradicar os agressores soviéticos da sua terra.
O parceiro de Charlie neste árduo empreendimento era o agente da CIA Gust Avrakotos (Hoffman), um ‘bulldog’, operacional administrativo que trabalhava com membros de sangue azul da Ivy League desdenhosos dos seus talentos.
Juntos, Charlie, Joanne e Gust viajaram pelo mundo para formar uma improvável aliança entre paquistaneses, israelitas, egípcios, legisladores e uma dançarina de dança do ventre.
O seu sucesso foi notável. Durante os nove anos da ocupação do Afeganistão, o fundo dos Estados Unidos para operações secretas contra os soviéticos passou de 5 milhões para 1 bilião de dólares anuais, e o Exército Vermelho acabou por retirar do Afeganistão...
Nomeado para Óscar, na categoria de Melhor Actor Secundário, com a interpretação de Philip Seymour Hoffman.
REALIZADOR: Mike Nichols
INTÉRPRETES: Tom Hanks, Amy Adams, Julia Roberts, Philip Seymour Hoffman, Terry Bozeman, Brian Markinson, Jud Tylor, Hilary Angelo
CATEGORIA: Drama DURAÇÃO: 97 Minutos CLASSIFICAÇÃO: M/12